• Observatório Lobato

Na Canastrinha da Emília, por Patrícia Romano

Recentemente Patrícia Romano esteve no Museu Monteiro Lobato, em Taubaté, coletando material para sua pesquisa de pós-doutorado. Neste texto, divide conosco um pouco da sua encantadora experiência.

Estive em Taubaté pra fazer uma parte de minha pesquisa de pós-doutorado e foi uma experiência muito além do que eu esperava.


No museu Monteiro Lobato encontrei uma parcela das cartas que procurava e ainda me deparei com os jovens atores que continuam a encantar o público infantil com histórias do Sítio.


Tive a oportunidade de conhecer os professores Osni Cruz e José Carlos Sebe B. Meihy e ainda conversar um pouco sobre o quarto livro do professor Osni, que apresenta a obra póstuma de Oswaldo Barbosa Guisard, toda ela dedicada ao estudo de Monteiro Lobato e cujo prefácio foi feito pelo professor Sebe.


Além disso, fui agraciada com um tour pelos pontos históricos de Taubaté tendo o professor Osni como guia que fez questão de me apresentar espaços que foram muito significativos na vida de Lobato.


Para finalizar, pude ainda conhecer o espaço de trabalho, pesquisa e biblioteca do professor Osni. Vocês nem imaginam o que havia dentro da Canastrinha da Emília!!! Tão bom quando a gente é surpreendida pela própria pesquisa!

9 visualizações0 comentário