• Observatório Lobato

Lançamento de " The Clash of the Races", por Ana Lessa-Schmidt


O choque das raças ou o presidente negro é a primeira distopia de que se tem notícia publicada em forma de livro. Este feito foi empreendido por ninguém menos do que Monteiro Lobato há quase um século, em dezembro de 1926.

Muitos o acusam de ser um livro racista, porém, conforme a Dra. Vanete Santana-Dezmann demonstra em seu livro intitulado Entre metafísica, distopia e mecenato, em O choque das raças ou o presidente negro, o termo eugenia é usado com quatro sentidos diferentes, sendo o darwinista apenas um deles. Este livro de Lobato se constitui justamente em um alerta para os perigos da aplicação da eugenia negativa (em oposição à eugenia positiva, da qual fazem parte, por exemplo, as campanhas de vacinação). Além disso, todas as menções aos negros feitas no livro só os enaltecem e destacam seus direitos e a moral do livro é que devemos assumir nossas características e valorizarmos o que somos (os negros não devem mudar sua aparência para serem aceitos). Por fim, é preciso destacar que o livro contém um verdadeiro tratado (até agora ignorado pelos “especialistas” em Monteiro Lobato e sua obra) sobre o que é o universo e quem é Deus, antecipando em 40 anos a Teoria das Cordas. Tudo isso só nos leva a concluir que há sobejos motivos para que este livro seja celebrado. É por isso que sua publicação em inglês (tradução de Ana Lessa-Schmidt, edição der Glenn Alan Cheney e introdução de Vanete Santana-Dezmann), que acaba de sair nos Estados Unidos, é motivo de grande alegria e a realização, ainda que tardia, de um sonho de Lobato. O agradecimento especial vai para a Fundação Biblioteca Nacional, que financiou o projeto por meio de seu programa de Apoio à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior.


Para saber mais sobre O choque das raças ou o presidente negro, acesse:



Para adquirir Entre metafísica, distopia e mecenato, acesse: http://oscaipiras.blog.br/


Para adquirir The Clash of the Races, by Ana Lessa-Schmidt (translator); Glenn Alan Cheney (contributor/editor); Vanete Santana-Dezmann (contributor); Monteiro Lobato (author), acesse: https://nllibrarium.com



60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo